O que é Shoujo?


 Afinal, você sabe o que é Shoujo?

Shoujo é, segundo a wikipédia "um tipo de mangá comercializado para o público adolescente feminino" essa definição não está errada, mas nesse post quero me aprofundar um pouquinho mais nela e tentar desmitificar alguns esteriótipos sobre, afinal, quem nunca ouviu que "Shoujo é só romance"? Mas vamos por tópicos e antes de tudo, preciso perguntar:

 Você sabe o que é demografia? Demografia é nada mais nada menos que o público alvo ao qual aquela determinada revista se dirige. Pra quem não sabe, no Japão os mangás começam sendo publicados em revistas, com capítulos sendo publicados semanalmente ou mensalmente, só depende da revista e claro, do mangá. Você precisa ter em mente que mangás são produtos e como todo bom produto, tem seu público alvo, público esse que vai comprar essa revista e os produtos que forem anunciados nela. 

Demografia NÃO se refere a gênero, logo um mangá de determinada demografia pode ser de qualquer gênero, por exemplo, um mangá shounen pode ser focado em romance (ex. Kaguya-sama: Love Is War) e um mangá shoujo pode ser focado em ação (ex. Akatsuki no Yona). Tenha em mente que, não é porque obra X aborda romance que automaticamente ela é shoujo, assim como nem toda obra com foco em ação vai ser shounen. Fora que sempre existem obras que pregam pegadinhas, por exemplo "Gekkan Shoujo Nozaki-kun" que por mais que tenha shoujo no nome, é um shounen! O "shoujo" do nome se refere exatamente ao fato do Nozaki-kun ser autor de um mangá shoujo, irônico, não é mesmo?

Voltando a nosso ponto inicial, o que é Shoujo? É uma demografia voltada a um público feminino mais jovem (geralmente entre 12 a 18 anos, depende da revista e claro, isso não diz muita coisa, mulheres de todas as idades podem consumir esses mangás), um mangá shoujo é basicamente um mangá publicado numa revista dessa demografia. Existe uma imensa variedade de revistas shoujo no Japão, sendo algumas das mais famosas: Nakayoshi, Bessatsu Margaret, Hana To Yume e por aí vai (falei só as que lembrei de cabeça).


Dito tudo isso, acho que já ficou mais que claro que resumir shoujo (uma DEMOGRAFIA) a só romance é, mais que idiotice, desinformação. Existe todo tipo de mangá shoujo por aí, não só romance. Grande parte desse mito se dá pois a maioria das obras shoujo mainstreams são os ditos romances água com áçucar (não me levem a mal, eu os amo de paixão), mas mesmo assim não podemos generalizar e caso você querido leitor, não curta muito obras tão focadas em romance, sugiro sempre pesquisar direitinho que uma hora você vai achar o shoujo perfeito pra ti! Eu vou ficando por aqui, beijinhos da pudim...❤

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Machismo x Shoujo, como um afeta ao outro?

RESENHA DE MANGÁ: 1945-volume único (E também uma conversa sobre alguns assuntos sérios)